quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Carne de Porco Alentejana com Migas de Espargos

Sou nortenha, orgulhosa da minha condição, mas a semana passada e esta também, tenho sido "bombardeada" com pratos culinários alentejanos, protagonizados por uma colega e amiga.
Não tenho muita experiência com esta cozinha também tão tradicional mas das poucas vezes que provei gostei... muito.
Enfim, conversa puxa conversa e a vontade de fazer este prato possuiu-me de tal maneira que não consegui adiar mais.
As dicas são dessa minha amiga mas confesso que na prática devo ter inventado um bocadinho e adulterado a receita original... que me desculpem os alentejanos que por aqui passam ;) mas adulterada ou não o resultado final ficou mesmo bom!!


A receita:

* cerca de 1 kg de carne de Porco (usei de rojões e entrecosto)
* 6 dentes de Alho grandes
* 1/4 de Pimento vermelho
* 1 folha de Louro 
* Sal e Pimenta q.b.
* Vinho tinto q.b.
* 2 colheres de sopa de Banha de Porco
* a pitada de Colorau
* 1 molho de Espargos verdes
* 700ml de Água
* 5 Pães d'avó (compro no Pingo Doce)
* 1 Ovo 


 
Temperar de véspera a carne de porco com 3 alhos e o pimento esmagados, a folha de louro, sal e pimenta, o vinho e deixar marinar 24horas.

Preparar os espargos cortando a parte fibrosa (dica: pode aproveitar esta parte para a sopa dos miúdos), e cozê-los ao vapor cerca de 15 minutos. Reservar.
Partir o pão aos pedaços para uma tigela grande e regar com a água de cozer os espargos,deixar a amolecer.
Entretanto num tacho colocar a carne de porco, a banha, o colorau e um bocadinho da marinada, tapar e deixar cozinhar até a carne começar a ficar macia, rectificar temperos, retirar a tampa e deixar reduzir até fritar ligeiramente a carne. Retirar a carne para o prato de servir e tapar com folha de alumínio.

 
 Colocar os restantes alhos esmagados na gordura que restou da carne, deixar fritar. Coar esta gordura e colocar a gordura filtrada novamente no tacho.
Na tigela com o pão, esmagá-lo muito bem, juntar o ovo e voltar a amassar bem. Colocar esta mistura no tacho, juntar os espargos migados, e com a ajuda de uma colher de pau mexer até a mistura enxugar. Rectificar o tempero antes de tirar do lume.

 
Colocar as migas junto à carne , polvilhar com coentros picados e servir.


Bom Apetite!!

6 comentários:

  1. Querida carina,
    Pois eu também sou nortenha e com muito orgulho e também adoro comida alentejana e esta tua sugestão de hoje, bem, gostei tanto, mas tanto, que a receita vai já comigo pois não me escapa não senhor!!
    Beijinhos grandes,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. Carina e eu que gosto tanto da comida Alentejana... Esse prato está com um aspeto maravilhoso, querida!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto e essas migas devem ser uma delicia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu rendo-me por completo a comida alentejana, adoro!
    E estas migas de espargos, que bem que me sabiam :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Amigas eu sou alentejana e devo dizer-vos que não uma só forma de fazer estas migas ,pois dependem sempre das regiões ,estas migas são realmente deliciosas mesmo que não tenham seguido uma receita só ,a comida alentejana é realmente boa mas a vossa também é,eu tenho família no norte e como tal o meu paladar divide-se um pouco ,portugal é rico em paladares ! Uma dica :experimentem também as migas de coentros ,vão gostar com certeza !Beijos!!!

    ResponderEliminar

Obrigada! Bjs