segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Coroas de Reis

Hoje é dia de Reis.
Na minha tradição natalícia é o último dia da época natalícia embora ao aumentar a família a minha sogra tenha trazido a tradição de este último dia ser apenas dia 15.
Dia de Reis é dia de Bolo Rei mas mais que isso para mim é dia de dar, oferecer nem que seja um carinho ao próximo, carinho esse que pode ser material ou não.
Queria fazer uns bolos reis mini convicta de que tinha tudo que era necessário... mentira, faltava-me algo tão básico como o fermento de padeiro. Decidi então fazer uns biscoitos especiais para ir alegrar um dia de trabalho, o meu e dos meus colegas, na pausa matinal que fazemos para tomar um cházinho.

Coroas de Reis 




A receita:

* 100g de Manteiga
* 50g de Açúcar
* 1 gema de Ovo batida
* 1 c. chá de raspa de Laranja (usei limão)
* 175g de Farinha
* 10 Nozes (só o miolo ;) )
* 1 clara de Ovo
* Fruta cristalizada q.b. (quadradinhos pequeninos)

Bata bem a manteiga com o açúcar. Junte a gema e a raspa da laranja, bata. Misture a farinha e mexa até ficar uma massa homogénea.
Envolva as nozes ligeiramente partidas.
Faça uns rolinhos de massa da grossura de um dedo e com cerca de 10 a 15cm de comprimento e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele com a clara ligeiramente batida. Decore com as frutas e polvilhe com açúcar.
Leve ao forno cerca de 10 minutos ou até começarem a ficar douradinhos.
Deixar arrefecer numa rede.
Oferecer! 



Bom Apetite!!

5 comentários:

  1. Carina, ficaram lindos estes biscoitos! Sabes que me aconteceu o mesmo ontem... - em vez de bolo rainha (não tinha fermento de padeiro), saiu um bolo inglês! :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. e ficaram lindos!

    não te esqueças de participar no passatempo do meu blogue até dia 12 de Janeiro: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/12/passatempo-5-sentidos-com-alecrim-aos.html

    ResponderEliminar
  3. Que delícia de biscoitos carina e que lindos ficaram.
    Esses acidentes às vezes acontecem, mas há que improvisar...
    Beijinhos grandes e feliz 2014,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Hummm!!! Que coisa deliciosa é esta?! :))) Fiquei cheia de vontade de ir a correr para a cozinha! :)

    Beijinhos e uma boa semana,
    http://madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Até pareces eu... semana que não traga um miminho para os colegas, não é semana... eles até estranham :-)
    Mas também não posso comer tudo o que faço!!! Ou fico baleia! E sempre tenho cobaias, não achas?
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar

Obrigada! Bjs