domingo, 19 de janeiro de 2014

Pretzels

As tarefas domésticas não são das coisas que mais me agradam então passar a ferro é mesmo aquela que mais detesto! Não há dinheiro que pague ter que fazê-lo, ou há mas por aqui, para já, as prioridades têm de ser outras, e só por isso lá tenho mesmo de passar a ferro. Geralmente tenho por costume procurar nas coisas que não gosto mas que me são inevitáveis, o seu lado positivo, e enquanto passo para o nível Camisas dou por mim a pensar: "... eu adoro vestir roupa acabadinha de passar a ferro, então se for uns lençóis bem passados, dormir passa a ser ainda mais transcendental ;)... ... e não fosse estar aqui agarrada ao um ferro concerteza não estaria a ter este tempo para os meus pensamentos...".
Acabadas as camisas seguem-se os lençóis (belhec), e lá começo a pensar na vida, na minha e por arrasto na dos outros:
"- O que é que eu desejo mesmo da vida? ... ser Feliz, sim é isso e isso engloba e atinge tudo à minha volta... mas toda a gente é isso que deseja... ser Feliz... acho eu".
Continuo nos lençóis, a piqui mais velha azucrina a mais nova e a mais nova apercebeu-se que pode gritar... muito... e no meio desse caos aparente, sei que sou feliz o problema é que por vezes esqueço-me de o Sentir.
Chega o último lençol, as catraias continuam na sua azáfama de tentar levar-nos à loucura e com um sorriso nos lábios olho para a minha vida e constato:

"- É isso, só precisas é de te lembrares de Sentir... Sentir a Felicidade que te rodeia e para isso abranda e vê, e fecha os olhos, e Sente"

Uma receita para sentir :)


Pretzels


A Receita (de Alton Brown com umas ligeiras alterações):

* 360ml de Água morna
* 1 colher de sopa de Açúcar mascavado (usei branco)
* 2 colheres de chá de Sal (coloquei só uma pitada)
* 1 pacote de Fermento biológico (usei 11g de levedura fresca)
* 700g de Farinha (usei com fermento)
* 70 g de manteiga sem sal (usei com sal)  
* Óleo para untar
* 1 lt de Água 
* 4 colheres de sopa de Bicarbonato de Sódio (usei metade)
* 1 Ovo batido
* Flor de Sal q.b.
* Ganache de Butterscotch q.b.



(Fiz metade da receita)
Começar no dia anterior.
Juntar a água norma, o açúcar e o sal. Adicionar o fermento, dissolver e deixar repousar 5 minutos.
Adicionar a farinha e a manteiga, mexer bem até obter uma massa homogénea. Colocar a massa numa tigela untada com óleo, cobrir com película aderente. Deixar levedar lentamente overnigth (como tem estado frio deixei cá fora, mas pode colocar no frigorífico).


Pré-aquecer o forno a 250ºC.
Untar um tabuleiro. Colocar água a ferver com o bicarbonato de sódio.
Formar os pretzels, se necessário polvilhando um pouquinho com farinha.
Um a um, mergulhar cerca de 30 segundo na água fervente. Retirar com uma escumadeira e colocar no tabuleiro.
Pincelar com o ovo batido e finalmente polvilhar com a flor de sal.
Levar ao forno cerca de 15 minutos.

Retirar do forno e deixar arrefecer ligeiramente.
Servir simples ou acompanhado de um belo ganache de butterscotch.

(nota: os pretzels têm combinações infindáveis, desde ao doce ao salgado, simples ou recheados, como lanche ou aperitivo, a imaginação e o apetite são o limite, por isso usem e abusem destes belos pretzels crocantes por fora e macios por dentro)



Bom Apetite!!

4 comentários:

  1. Lindos e perfeitos, que bom aspecto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pois é querida,
    O importante é por vezes invisível aos olhos não é?? Damos o que temos e a felicidade que temos por adquirida e esquecemo-nos de apreciar as coisas boas que temos, mas ainda bem que de vez em quando nos lembramos delas e damos graças a Deus pelo que temos.
    Nunca fiz pretzels, mas adoro e fiquei com vontade!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Carina, que lindos estes pretzels, querida! Fiquei cheia de vontade de experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adorei o texto, por vezes deixamo-nos levar por coisas que negativas tão insignificantes quando a felicidade está ali tão perto! :)

    Aqui está uma coisa que só conheço o sabor dos de compra, tenho a certeza que estes caseirinhos são mil vezes melhores! :)

    ResponderEliminar

Obrigada! Bjs