Hoje foi dia de mais um almoço de família, da pequena que se resume a nós os 4. Tinha uns filete de pescada congelados e comprados já a pensar neste prato.
Este é um prato com tradição, geralmente feito num almoço mais especial em que há o prato de .peixe, depois o de carne and so on. A receita não é da autoria de ninguém da minha família mas sim de uma amiga e vizinha que não sendo família era como se o fosse e que tinha um dom extraordinário para a cozinha. A Sameirinho é uma mulher que nunca esquecerei que adorava mimar-nos com uma lata cheia de biscoitos de chocolate e um leitinho quente ao lanche, podíamos sempre comê-los todos! A Sameirinho cozinhava maravilhosamente e embora cega para ela não havia obstáculos, volta e meia só precisava da minha "ajuda" para "ver" melhor as medidas da farinha e do açúcar d'aquele bolo sempre delicioso que ia fazer. Como foi bom crescer com aquele porto seguro mesmo ali ao lado onde não sendo a minha casa, quase que o era.
Filetes Primavera
A receita (começar de manhã):
Para os filetes
* Filetes de pescada (um a dois por pessoa)
* Sal q.b.
* Pimenta q.b.
* Sumo de 1 Limão
* Leite (uns pingos)
* Óleo para fritar
* Farinha (para panar)
* 1 Ovo batido
* Puré da Batata (fiz com 5 a 6 batatas grandes)
* Maionese (usei caseira)
Para acompanhar
* Ervilhas q.b.
* Cenouras baby q.b.
* Azeite
* 2 dentes de Alho picados
* Tomilho limão q.b.
* Sal q.b.
Temperar os filetes com o sal, pimenta, sumo de limão e finalmente uns pingos de leite, deixar marinar umas 2 a 3 horas.
Colocar o óleo numa frigideira e aquecer, quando estiver bem quente, passar os filetes pelo ovo, farinha e novamente por ovo e fritar até ficarem dourados, colocar sobre papel absorvente.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Entretanto levar as ervilhas e cenouras a cozer ao vapor por +/- 10 minutos.
Numa assadeira colocar os filetes, colocar a maionese a cobrir os filetes e finalmente o puré de batata. Levar ao forno por +/- 15 minutos (até começar a ficar queimadinho por cima).
Entretanto numa frigideira colocar o azeite, os alhos e os legumes cozidos ao vapor, saltear juntando o tomilho a meio do procedimento e rectificando o sal.
Bom Apetite!
Acho que todas nós tivemos uma Sameirinho na nossa vida amiga. Aquela que, sem ser a nossa mãe, era o porto mais seguro a seguir à nossa casa. Eu tive uma Sameirinho na minha vida e era a Sra Céu.
ResponderEliminarBem haja à Sameirinho e a ti, que nos trazes esta refeição maravilhosa, linda e, imagino, divina em termos de sabor.
Beijinhos,
Lia.
Que bonita apresentação esta sugestão ficou, adoro as louças, um pratinho bem ao meu gosto.
ResponderEliminarBeijinhos
Que bonita apresentação e que deliciosa refeição!
ResponderEliminarBjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html