domingo, 24 de novembro de 2013

Panna cotta de Lima com Coulis de Romã

O tempo tem passado a correr e esta semana não foi excepção,quando dei por mim já tinham passado mais 5 dias de trabalho e quando voltei a dar por mim novamente já era Domingo à tarde o que aqui em casa significa começar lentamente a preparar mais uma semana de trabalho. 
Queria prometer mais posts por aqui mas iria estar a ser "mintirosa", as próximas semanas serão de muito trabalho, prazeiroso mas muito, há que preparar um grande e importantíssimo evento: comemorar os meus primeiros 5 anos de maternidade mas principalmente comemorar os 5 anos da minha fadinha. 5 anos fascinantes que só podiam ser comemorados com algo à altura. Depois vem o natal que simplesmente ADOROOOOOOO e aí é hora de me dedicar quase totalmente ao meu outro projecto... as encomendas não podem esperar ;).
Mas voltemos ao post de hoje... segunda feira ofereceram-me duas belas romãs, totalmente biológicas e sem qualquer tipo de aditivos. Lindas só vos digo... e saborosas, também o posso dizer! Ansiosa por chegar a casa para comer uma, foi num instante que lhe dei umas pancadinhas (de amor) e pela primeira vez aqueles bagos lindos e sumarentos caíram de uma maneira tão simples e solta para dentro da tigela que nem queria acreditar. Era deliciosa.... depois olhei para a outra e decidi esperar para usá-la em algo pelo menos tão especial como comer uma romã assim sem mais nada quase directamente da árvore.




A receita (para 4 pessoas):

Panna cotta

* 300 ml de Leite
* 200 ml de Natas
* 75g de Açúcar
* 1 pacote de Cuajada ou então 6 folhas de gelatina (encontram a cuajada no el corte inglês)
* 1 Lima
* 1 colher de chá de essência de baunilha (usei caseira)

 Coulis de romã

* 1 Romã grande
* 3 colheres de sopa de Açúcar





Dissolver a cuajada no leite, juntar as natas, o açúcar e a casca de meia lima. Levar ao lume até ferver. Raspar o resto da lima, reservar. Juntar a essência de baunilha, misturar bem. Passar a mistura por um coador, adicionar a raspa da lima e colocar nas formas. Levar ao frigorífico pelo menos 4 horas.




Entretanto prepara o coulis colocando maior parte do sumo e polpa da romã num tacho juntamente com o açúcar (reservar uma pequena parte de bagos de romã). Levar a lume brando +/- 20 minutos (ou até reduzir). Passar por um coador esmagando os bagos com a ajuda de uma colher. Reservar.
Desenformar a panna cotta, colocar o coulis por cima e finalmente colocar os bagos de romã reservados.


Bom Apetite!

3 comentários:

  1. Que linda!! A romã dá um efeito lindíssimo, parecem rubis!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida carina,
    Pois o tempo não estica e há prioridades e as que enumeraste são bem mais importantes que actualizares o blogue, por isso, força e boa comemoração dos 5 anos da fadinha!!
    A panna cotta está super tentadora e já lhe enfiava a colher!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro romã e a sua beleza e esta panacotta demonstra isso mesmo!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar

Obrigada! Bjs