domingo, 6 de outubro de 2013

Biscotti de Chocolate e Pistachio

As coisas cá por casa vão de mal a mais ou menos, agora que a pinipon mor está quase fina eis que a pipipon minor começa a chocá-la com à agravante do picachu do meu marido também ter caído à cama. Eu também não ando bem mas tal na doença como no resto há que esperar pacientemente pela minha vez, no fim de contas quem é que acaba sempre por comer  os restos cá em casa?... ... Eu, quem é que é (quase) sempre é a última a servir-se? ... ... Eu, portanto se é para ficar doente tenho de esperar pela minha vez (sou a última) e ficar de biquinho calado ;)
A verdade é que neste meu caos organizado dei por mim a pensar que devo ser assim como que meio sado masoquista pois quem é que se lembraria num momento destes ir ainda para a cozinha experimentar receitas... ... EU!  A minha cozinha ou como carinhosamente lhe chamo a minha máquina dos sonhos tem o dom de me relaxar (quando as coisas correm bem eh eh), de me fazer abstrair deste turbilhão que por vezes é a minha vida e centrar-me um pouquinho em mim que por vezes também é preciso.

Decidi experimentar esta receita do livro que me ofereceram Makes It Easy de Wolfgang Puck, e é apenas uma de entre as muitas que quero fazer. Ficou deliciosa e de certeza que é para repetir.


Biscotti de Chocolate e Pistachio



A receita:

* 2 Ovos
* 1 c. sopa de Amaretto (como não tinha usei conhaque)
* 3/4 de chávena de Vinhos Branco Seco
* 1 chávena de Açúcar
* 2 + 1/4 de chávena de Farinha
* 1/2 chávena de Cacau
* 1 + 1/2 c.chá de Fermento
* 1 chávena de Pistachios descascados (cerca de 250g de pistachios com casca)
* 1 Clara de ovo





Pré aquecer o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Escaldar os pistachios (fi-lo porque só encontrei pistachio com sal assim aproveitei para pelá-los, coisa que nesta receita não me parece pertinente, e retirar o sal). Reservar envolto em papel absorvente.

Bater os ovos bem. Juntar o Amaretto e o vinho branco, mexer. Juntar o açúcar e o sal lentamente e batendo bem, quando estiver bem misturado reservar.

Num processador de comida  juntar a farinha, o cacau e o fermento, misturar. Adicionar a mistura de ovos lentamente enquanto o processador mistura. Bater mais firmemente até obter uma massa homogénea e pouco peganhenta (se necessário juntar mais farinha). Adicionar os pistachios e envolver bem.



Retirar a massa do processador amassar à mão durante 1 minuto, formar um cilindro grosso e ligeiramente achatado, colocar no tabuleiro. Pincelar com a clara de ovo ligeiramente batida. Levar ao forno por 20 a 30 minutos. (deixei os 30 mas para a próxima deixo só 20 para depois fatiar melhor)



Retirar do forno, baixar a temperatura do forno para 160ºC e deixar o biscotti arrefecer 15 minutos. Fatiar finamente. Colocar as fatias novamente no tabuleiro e levar novamente ao forno até secarem (+/- 20 minutos).
Deixar arrefecer, servir ou acondicionar.




Bom Apetite!

6 comentários:

  1. Ficou perfeito e eu já comia uma fatiazita :)
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Que delicia, combinação perfeita de sabores, eu amo pistache


    abraço
    Daniel
    www.feitonahora.com

    ResponderEliminar
  4. Deliciosos e bem gulosos ficaram com tão bom aspecto, hum uma delicia..
    Realmente assim não é fácil com tanta gente doente, as melhoras para todos.

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindos! Eu adoro biscotti, e adorei os sabores cacau e pistachio!
    A cozinha faz-te bem, sempre desanuvias :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Querida Carina,
    Pois caro que nós (mães), somos sempre as que temos de aguentar o barco até ao último fôlego, senão então é que ele afunda de vez!!
    Pior que as filhotas doentes e murchas, é ter um marido doente, pois se for como o meu, ainda a gripe vem a caminho e já ele geme por tudo quanto é canto!!!
    Fizeste muito bem em ir para a tua fábrica de sonhos, pois é lá que, mais que nos bons momentos, no s maus momentos, nos acalmamos e fortalecemos!
    Ficou um arraso este teu biscotti e os sabores são divinos!
    Beijinhos grandes e as melhoras para todos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Obrigada! Bjs