sábado, 3 de agosto de 2013

Curry Lasanha de Bacalhau e Espinafres

Foi à bem pouco tempo (mesmo já toda a gente falando nele) que descobri que tinha um novo canal por cabo, o 24kitchen e desde então que a "minha" televisão tem sido ver (no pouquinho tempo que me resta) alguns poucos dos programas que por lá passam. Para já assisti a 5 e 3 deles "preencheram-me" as medidas ;)
Hoje só vou referir dois deles pois esta receita surgiu da sua junção:

Anthony Bourdain  

e

Hairy Bikers


Simplesmente adoro os dois não só pelo que nos mostram e ensinam, adoro viajar com eles, mas também pelo seu humor quase caustico.

Mas voltando à receita de hoje, quando Anthony fez o programa sobre Itália fiquei completamente rendida embora também fosse fácil ficar visto ser o tipo de comida que me agrada, no entanto em relação aos Hairy Bikers foi o programa sobre a Índia que me despertou o interesse e embora seja mais reservada quanto aos gostos indianos este programa fez-me querer provar, querer experimentar... sei lá!!

Comprei os ingredientes e lá saiu esta Curry Lasanha de Bacalhau e Espinafres



Ingredientes:
 
* 1 Embalagem de massa fresca para lasanha (usei continente)
* 400g de bacalhau demolhado e desfiado
* 150g de espinafres lavados e arranjados
* 100g de tirinhas de Bacon 
* Queijo Mozzarella
* 5 Alhos picados
* Azeite q.b.
* 600ml Molho Bechamél
* Gambas cozidas e descascadas q.b.
*  Sal e pimenta q.b.
* Cominhos
* Gengibre em pó
* Pimentão doce (colorau)
* Açafrão
* Curry caril
* Canela em pó
* Coentros frescos picados



Refogar 2 alhos em azeite, quando estiverem a começar a ganhar cor juntar o bacon, saltear ligeiramente e finalmente juntar os espinafres. Deixar cozinhar cerca de 5 minutos, escorrer o molho para uma tigela à parte e depois reservar.

Refogar 3 dentes de alho em azeite, quando estiverem a começar a ganhar cor juntar o bacalhau, temperar com sal, pimenta e as restantes especiarias (coloquei uma pitada de cada), deixar cozinhar cerca de 7 minutos. Escorrer o molho para a tigela já com o molho anterior e juntar o bacalhau ao salteado de espinafres. Reservar.

Num tacho colocar o bechamél e o molho reservado tendo atenção para não ficar muito líquido e levar ao lume, temperar com um pouquinho mais de curry caril e mexer para homozenizar, juntar um pouco de mozzarella reservando uma pequena parte, mexer e reservar.

Juntar cerca de 3 colheres de sopa de bechamél ao bacalhau e misturar.

Numa travessa colocar camadas de massa fresca, mistura de bacalhau , gambas e coentros frescos, começando e acabando com o molho bechamél, e finalizando com queijo mozzarella.

Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 30 minutos.



Bom apetite!

 





2 comentários:

  1. Olá Carina,
    Mas que belo pratinho temos aqui, adorei e cá fiquei.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar

Obrigada! Bjs