quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Bolo Saudável de Alfarroba e Abóbora

Este bolo tem uma história comprida, muito comprida, uma história que nasceu dentro de mim já há muitos anos e que tem estado aqui a germinar muito lentamente. Não vos vou contar esta história pois os acrescentos têm sido tantos... deixo-vos antes alguns chekpoints daquilo que foi esta caminhada:
  • A minha necessidade da fazer dieta
  • A minha vontade de querer ser mais saudável
  • A minha nova condição ao ser mãe e querer dar o melhor às minhas filhas
  • O lidar de perto com histórias dramáticas e felizmente algumas vencedoras onde a alimentação faz toda a diferença
  • Saber que o sabor de "coisas" mais saudáveis agradam o meu palato sendo portanto para mim sempre uma boa opção
 

Bolo Saudável de Alfarroba e Abóbora




Ingredientes:

* 200g de Puré de Abóbora menina (cozida ao vapor)
* 4 Ovos
* 120g de Geleia de Arroz (cerca de 4 c. sopa)
* 1 c. sopa de Mel
* Sementes de 1/2 Vagem de Baunilha
* Raspa de 1 Laranja
* 150g de Farinha de Trigo Integral
* 50g de Farinha de Alfarroba
* 1 c. sopa de Fermento
* Chocolate branco
* Framboesas




Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa tigela colocar os ovos, a geleia e o mel e bater bem até começar a ficar uma mistura fofa.
Juntar o puré de abóbora e misturar. Juntar a baunilha e a raspa de laranja, misturar. 
Àparte misturar a farinha de trigo com a de alfarroba e o fermento, peneirar e ir adicionando ao preparado anterior envolvendo.





Colocar a mistura numa forma untada e polvilhada ou então em forminhas individuais e levar ao forno cerca de +/- 30 minutos.
Depois de prontos deixar esfriar, decorar com o chocolate branco fundido e com as framboesas.




Bom Apetite!

6 comentários:

  1. Estas semanas tenho visto várias receitas com a farinha de alfarroba e, com este bolo, estou rendida... tenho de experimentar! Lindos os tamanho mini! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mª João, experimente, o bolo em si não fica muito doce mas com o pormenor do chocolate branco e a framboesa fica óptimo ;)
      Bjs

      Eliminar
  2. Eu adoro farinha de alfarroba por acaso a ultima vez que a usei foi para fazer uns biscoitos saudáveis claro:) que ficaram maravilhoso, este teu bolo vou fazer pois adorei está fantástico:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ando agora a descobrir os encantos desta farinha, tenho que experimentar em biscoitos tb (há uns no celeiro que eu adoro ;) )
      Bjs e bons bolos ;)

      Eliminar
  3. Adoro bolos de alfarroba e adoro bolos de abóbora. A junção destes dois ingredientes não podia ter dado em resultado melhor.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  4. Que tentação! Adorei! Já me tornei seguidora para não voltar a perder estas delícias!

    Beijinhos e boa semana,
    http://madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada! Bjs