sábado, 27 de julho de 2013

Dos feitíos aos Sabores

Esta receita era para ser publicada a semana passada, sim porque foi na semana passada que decidi fazê-la e foi na semana passada que tentei pela 1ª vez fazê-la e também foi na semana passada que a mínima coisa que fizesse para esta tarte dava errada. Resultado ----> uma GRANDE neura!
Mas pronto, fi-la, ficou com um aspecto asqueroso mas ao provar deu para vêr que tinha bastante potencial.




Foi o meu "mau" feitío e o sabor que me fizeram não desistir desta tarte.
Sim, tenho defeitos (alguns :P ) e um deles é não gostar que me imponham barreiras só porque sim e ainda para mais quando são coisas que acho ter plenas capacidades para... ... foi o caso desta menina, esta tarte de Frutos Vermelhos, "ela" tentou que eu desistisse mas eu sou torcida ;)... ... e depois houve o sabor, um sabor divinal, fresco, delicioso... ... eu tinha mesmo de aliar a esse sabor alguma estética digna de apresentação (e também queria por aqui uma fotita gira para vos entusiasmar a experimentar esta delícia)


 A receita (deve-se começar bem cedinho ou de preferência no dia anterior):

* Massa quebrada (comprei uma embalagem da já pré feita e pronta a forrar a tarteira)
* 1 carteira de Gelatina de framboesa (comprei royal pois são as minhas favoritas e usei um pacotinho)
* 350 ml de Água
* 50g Açúcar
* 275g de Frutos Vermelhos (só comprei mirtílos e morangos, as framboesas estavam down ;) )
* 1 Colher de sopa de sumo de limão
* 75g de Queijo creme
* 40 g de açúcar em pó
* Meia vagem de baunilha (usei  de bourbon e só as sementes, bem espremidinha e raspada ;) )
* 200ml de Natas (usei das frescas da mimosa)
* 1 Folha de gelatina neutra cortada ao meio



Começar por forrar uma tarteira com 23 cm de diâmetro no máx. com a massa quebrada e levar ao forno até ficar douradinha. Reservar até ficar fria.
Colocar a água num tacho e levar ao lume até levantar fervura, juntar o açúcar e a gelatina, deixar dissolver bem. retirar do lume e colocar sobre os frutos vermelhos. Juntar o sumo de limão, mexer e em seguida deixar esfriar. 
Entretanto bater o queijo creme com o açúcar em pó e a baunilha. À parte bater as natas até ficarem cremosas. Juntar ao queijo creme. Dividir esta mistura em duas partes. reservar uma parte.
Hidratar uma metade da gelatina, derretê-la uns segundos no MW e juntar, mexendo energéticamente, à metade do preparado do queijo e natas. 
Colocar esta mistura na tarte.
Levar a tarte ao frio e simultâneamente colocar a mistura da gelatina também no frio mexendo-a de vez enquando até ficar com uma consistência firme mas de aspecto cremoso. (coloquei no congelador para ser mais rápido, mas temos de ter o dobro da atenção ;) )
Quando a gelatina com os frutos ficar com a consistência adequada colocar por cima da mistura de natas que foi colocada previamente na tarteira.
Finalmente, juntar a segunda metade da folha de gelatina à mistura de queijo e natas que se reservou procedendo da mesma maneira que na 1ª metade da mistura. Colocar na tarteira por cima da mistura de gelatina e frutos.
Decorar com alguns frutos e deixar ficar bem fresquinha antes de servir.



Bom Apetite!



6 comentários:

  1. parece-me que alguém vai ter sobremesa para este fim de semana. :)

    ResponderEliminar
  2. Que tarte maravilhosa :)) adoro frutos vermelhos!!
    Beijinhos
    http://comidinhasdakelly.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adoro frutos vermelhos! Era capaz de os comer todos os dias e não enjoava. E esta tarte...huummm...que dizer, está tão, mas tão apelativa que já estou a salivar só de olhar para as fotos.
    Beijinho.

    Célio

    ResponderEliminar

Obrigada! Bjs