domingo, 28 de julho de 2013

Bem acompanhada


Geralmente a estrela de um prato é o ingrediente principal no entanto, na minha opinião, um belo acompanhamento também pode ser o factor X para determinado prato  brilhar.
Eu gosto de acompanhamentos e até sou capaz de me perder por eles no sentido que até era capaz de fazer uma refeição só de acompanhamentos - comer só arroz de feijão ou brócolos (adoro), alambazar-me (não sei se a palavra existe) num esparregado de grelos, ...
Hoje o almoço cá por casa foram uns simples bifes de novilho mas para acompanhar apetecia-me fugir às usuais batatas fritas e/ou arroz e salada.
Abri a porta do frigorífico e entusiasmei-me... as miúdas até estavam entretidas... acho que dava para me aventurar ;)

Caixinha de massa filo com mistura de esparregado de espinafres e cogumelos salteados 
e
 Batatas gratinadas no forno com rosmaninho e mozzarella




Começando pela Caixinha de massa filo com mistura de esparregado de espinafres e cogumelos salteados :

* 4  Folhas de massa filo
* Espinafres cozidos bem escorridos e ralados (q.b.)
* 2 dentes de alho finamente picados 
* Cogumelos  frescos laminados
* Azeite 
* Vinagre
* Sal e pimenta q.b.
* Queijo Mozzarella ralado



Começar por pré aquecer o forno a 200ºC.
Dobrar cada folha de massa filo ao meio e forrar umas formas de forma a ficar com umas caixinhas. Levar ao forno até ficarem douradas. Reservar.
Numa frigideira colocar azeite 1 alho picado, os cogumelos e uma pitada de sal, saltear durante +/- 1 minuto mexendo de vez enquando. Reservar
Num tacho (pode aproveitar a frigideira dos cogumelos ;) ) colocar azeite e 1 alho picado, saltear até o alho começar a ganhar cor. Juntar os espinafres e saltear uns segundos. Temperar com sal, pimenta e vinagre, deixar ao lume mais uns segundos. Juntar os cogumelos salteados e mexer ligeiramente.
Colocar esta mistura na caixinha de massa filo, polvilhar mozzarella e com um maçarico flamejar ligeiramente a superfície.

Agora vamos às Batatas gratinadas no forno com rosmaninho e mozzarella:

* 4 a 5 batatas médias partidas às rodelas finas 
* 2 dentes de alho picados finamente
* Rosmaninho 
* Sal e pimenta q.b. 
* Azeite
* Queijo Mozzarella ralado



Pré aquecer o forno a 180ºC.
Numa tarteira ou forma forrada com papel vegetal colocar as rodelas de batatas bem acamadas. Temperar com sal e pimenta, polvilhar com rosmaninho, juntar os dentes de alho e regar com bastante azeite. Finalmente polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno até ficar com um tom dourado e as batatas estarem macias (espetar um garfo para verificar).
Deixar arrefecer uns segundos e depois servir às fatias.

Finalmente, e porque é rapidinho fica aqui também a receita da Laranjada com Menta laranja e Baunilha de bourbon que estava divinal ;)

* 2 laranjas médias cortadas em quartos
* 4 a 5 folhas de menta laranja
* Meia vagem de baunilha
* 1 lt de Água bem geladinha ( metade de água e metade de cubos de gelo)
* Açúcar ou adoçante q.b.

Num liquidificador (ou bimby) colocar as laranjas,a menta e a água e triturar uns 3 a 4 segundos. Coar para um jarro. Juntar as sementes da baunilha e açúcar q.b., mexer. 
Servir bem fresca!




Bom Apetite!

1 comentário:

Obrigada! Bjs