Mostrar mensagens com a etiqueta biscoitos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta biscoitos. Mostrar todas as mensagens

sábado, 10 de janeiro de 2015

Bolachas de Manteiga e Golden Syrup

Aqui estão umas bolachinhas que são sucesso garantido, o seu travo meio cítrico e especial fazem delas uma delícia.

Uso-as muitas vezes para fazer as minhas bolachas decoradas porque para além de saborosas também se tornam num óptimo suporte para as bolachas ficarem mais perfeitinhas.

Ao alcance de qualquer um, basta depois pôr a imaginação a trabalhar para fazer destas bolachas tudo o que quiserem... o céu é o limite!! :)

Bolachas de Manteiga e Golden Syrup


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Coroas de Reis

Hoje é dia de Reis.
Na minha tradição natalícia é o último dia da época natalícia embora ao aumentar a família a minha sogra tenha trazido a tradição de este último dia ser apenas dia 15.
Dia de Reis é dia de Bolo Rei mas mais que isso para mim é dia de dar, oferecer nem que seja um carinho ao próximo, carinho esse que pode ser material ou não.
Queria fazer uns bolos reis mini convicta de que tinha tudo que era necessário... mentira, faltava-me algo tão básico como o fermento de padeiro. Decidi então fazer uns biscoitos especiais para ir alegrar um dia de trabalho, o meu e dos meus colegas, na pausa matinal que fazemos para tomar um cházinho.

Coroas de Reis 




A receita:

* 100g de Manteiga
* 50g de Açúcar
* 1 gema de Ovo batida
* 1 c. chá de raspa de Laranja (usei limão)
* 175g de Farinha
* 10 Nozes (só o miolo ;) )
* 1 clara de Ovo
* Fruta cristalizada q.b. (quadradinhos pequeninos)

Bata bem a manteiga com o açúcar. Junte a gema e a raspa da laranja, bata. Misture a farinha e mexa até ficar uma massa homogénea.
Envolva as nozes ligeiramente partidas.
Faça uns rolinhos de massa da grossura de um dedo e com cerca de 10 a 15cm de comprimento e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele com a clara ligeiramente batida. Decore com as frutas e polvilhe com açúcar.
Leve ao forno cerca de 10 minutos ou até começarem a ficar douradinhos.
Deixar arrefecer numa rede.
Oferecer! 



Bom Apetite!!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Que venha 2014!


Este post tinha que ser imperterívelmente feito.

Não poderia começar o novo ano sem postar uma última receita e Desejar a todos que por 

aqui passam um novo ano cheio de Equilibrio, de estabilidade, que os Sonhos 

continuem a fazer parte da vossa vida e que quando as coisas vos pareçam menos bonitas, que 

recorram às coisas simples da vida pois elas são a base para tudo.

Foi baseada nessa Simplicidade e na importância dos pormenores que decidi apresentar 

esta receita hoje e aqui. A facilidade com que se pode fazê-la e o prazer que depois nos trás ao 
saboreá-la faz desta receita o mote para o meu 2014. Uma receita com Tradição onde o único 

acrescento que fiz foi dar-lhe um certo glamour que também desejo que de certa maneira 

apareça para abrilhantar o meu novo ano ;)


Areias de Reveillon




 A receita:

* 200g de Manteiga
* 100g de Açúcar
* 300g de Farinha
* Açúcar e purpurinas comestíveis q.b. para polvilhar







Juntar todos os ingredientes, amassar até formar uma bola homogénea com a massa .
Levar ao frigorífico por 30 minutos.





Pré-aquecer o forno a 180º C. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Preparar uma mistura de açúcar com purpurinas (no meu caso usei douradas e prateadas).
Retirar a massa do frigorífico e fazer bolas do tamanho de nozes, colocar no tabuleiro afastadas entre si.
Com a ajuda de uma colher de sopa achatar as bolas ligeiramente de forma a ficarem com aspecto discoide.
Levar ao forno por 15 minutos.





Retirar do forno e passar imediatamente pela mistura de açúcar e purpurinas. Polvilhar com mais um pouquinho de purpurinas por cima.
Colocar numa rede e deixar arrefecer.
Finalmente é colocar uma areia (de cada vez ;) ) na boca e entrar em 2014 com uma sensação de extrema Felicidade! 


Bom Apetite!!

sábado, 12 de outubro de 2013

Alfajor Argentino

Tenho um certo fascínio pelos alfajores, não sei porquê a sério, até porque nunca provei nenhum vindo directamente da origem (mas gostava tanto ;) ), mas desde que os vi pela primeira vez volta e meia lá vou eu fazer. Tinha uma receita que me deram, ficavam bons mas o meu instinto dizia-me (bem ou mal) que para terem tanta fama deveriam ser ainda um bocadinho melhores. Pesquisei muito e hoje foi dia de meter as mãos na massa e voltar a fazer os alfajores mas com umas alterações.
 



A receita:

* 250g de Maizena
* 75g de Farinha
* 150g de Manteiga amolecida
* 30g de Açúcar em pó 
* 1 c. chá de Fermento
* 1 c. chá de Baunilha (usei essência caseira)
* 1 Ovo
* 2 Gemas
* Doce de Castanha q.b.
* Doce de leite q.b.
* 1 tablete de Chocolate negro para fundir
* Confeites a gosto





Pré- aquecer o forno a 250ºC.
Bater a manteiga com o açúcar. Juntar o ovo e as gemas e a baunilha, bater.
Juntar os secos, peneirar e adicionar à mistura anterior, bater. 
Se a massa ainda estiver mole e peganhenta adicionar mais uma ou duas colheres de farinha.
(a massa fica ligeiramente peganhenta mas tem de dar para estender)


Estender a massa numa superfície de silicone ou então ligeiramente polvilhada com farinha, cortar com uma cortador de bolachas redondo (usei um pequenininho pois quis fazer uma versão mini).
Levar ao forno 4 a 5 minutos (devem ficar brancos).





Deixar a arrefecer.
Depois de frios colocar uma porção de doce numa das bolachas colocando depois outra por cima (fazer uma sanduiche ;P ). Fiz uma versão com doce de castanha e outra mais tradicional com o doce de leite.



Derreter o chocolate negro, colocando uma colher de sopa de manteiga e se necessário um pouco de leite (cerca de 2 a 3 colheres de sopa). 
Cobrir metade dos alfajores com o chocolate e levar ao frio para arrefecer bem.

 Na outra metade barrar apenas as laterais com o chocolate passar pelos confeites e servir.

Esq. - doce de leite                                                                                       Dta. -  doce de castanhas



Bom Apetite!!

Dedico esta a receita à Azeitona ou Claúdia ;) do blog Dona Biscoito  pela amabilidade de me ter ajudado a encontrar o doce de castanha tãooooo bom!! Obrigada e beijinhos Claúdia.


domingo, 6 de outubro de 2013

Biscotti de Chocolate e Pistachio

As coisas cá por casa vão de mal a mais ou menos, agora que a pinipon mor está quase fina eis que a pipipon minor começa a chocá-la com à agravante do picachu do meu marido também ter caído à cama. Eu também não ando bem mas tal na doença como no resto há que esperar pacientemente pela minha vez, no fim de contas quem é que acaba sempre por comer  os restos cá em casa?... ... Eu, quem é que é (quase) sempre é a última a servir-se? ... ... Eu, portanto se é para ficar doente tenho de esperar pela minha vez (sou a última) e ficar de biquinho calado ;)
A verdade é que neste meu caos organizado dei por mim a pensar que devo ser assim como que meio sado masoquista pois quem é que se lembraria num momento destes ir ainda para a cozinha experimentar receitas... ... EU!  A minha cozinha ou como carinhosamente lhe chamo a minha máquina dos sonhos tem o dom de me relaxar (quando as coisas correm bem eh eh), de me fazer abstrair deste turbilhão que por vezes é a minha vida e centrar-me um pouquinho em mim que por vezes também é preciso.

Decidi experimentar esta receita do livro que me ofereceram Makes It Easy de Wolfgang Puck, e é apenas uma de entre as muitas que quero fazer. Ficou deliciosa e de certeza que é para repetir.


Biscotti de Chocolate e Pistachio



A receita:

* 2 Ovos
* 1 c. sopa de Amaretto (como não tinha usei conhaque)
* 3/4 de chávena de Vinhos Branco Seco
* 1 chávena de Açúcar
* 2 + 1/4 de chávena de Farinha
* 1/2 chávena de Cacau
* 1 + 1/2 c.chá de Fermento
* 1 chávena de Pistachios descascados (cerca de 250g de pistachios com casca)
* 1 Clara de ovo





Pré aquecer o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Escaldar os pistachios (fi-lo porque só encontrei pistachio com sal assim aproveitei para pelá-los, coisa que nesta receita não me parece pertinente, e retirar o sal). Reservar envolto em papel absorvente.

Bater os ovos bem. Juntar o Amaretto e o vinho branco, mexer. Juntar o açúcar e o sal lentamente e batendo bem, quando estiver bem misturado reservar.

Num processador de comida  juntar a farinha, o cacau e o fermento, misturar. Adicionar a mistura de ovos lentamente enquanto o processador mistura. Bater mais firmemente até obter uma massa homogénea e pouco peganhenta (se necessário juntar mais farinha). Adicionar os pistachios e envolver bem.



Retirar a massa do processador amassar à mão durante 1 minuto, formar um cilindro grosso e ligeiramente achatado, colocar no tabuleiro. Pincelar com a clara de ovo ligeiramente batida. Levar ao forno por 20 a 30 minutos. (deixei os 30 mas para a próxima deixo só 20 para depois fatiar melhor)



Retirar do forno, baixar a temperatura do forno para 160ºC e deixar o biscotti arrefecer 15 minutos. Fatiar finamente. Colocar as fatias novamente no tabuleiro e levar novamente ao forno até secarem (+/- 20 minutos).
Deixar arrefecer, servir ou acondicionar.




Bom Apetite!

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Biscoitos? Alguém disse... BISCOITOS?!

O que eu gosto de bolachas e bolachinhas, biscoitos e tudo que seja assim de se ir trincando só porque sim, ou então porque uma bebida qualquer assim o pede.



Estes ficaram tão deliciosos! Meio areados, com um sabor frutado dos cardomomos e a textura crocante das nozes.


 Simplesmente divinas e impróprios para "biscoitólicos" como eu ;)